Notícias

voltar

EM 2020 A ORDEM NA AMÉRICA LATINA FORMARÁ UMA ÚNICA PROVÍNCIA

A Ordem Hospitaleira de São João de Deus, na América Latina, desde o México até ao Chile, passando por Honduras, Cuba, Brasil e mais seis países, passará a constituir uma única circunscrição canônica – uma Província – sob a presidência de um único Superior Provincial – diretamente  dependente do Superior Geral, em Roma.

Essa mudança histórica acontecerá já no ano 2020 e foi decidida e aprovada no 1º Capítulo Regional Latino-americano, realizado de 29 de janeiro a 09 de fevereiro de 2018, em Rionegro - Medellin, na Colômbia, participado por 65 Irmãos e 17 Colaboradores leigos. No que toca à Ordem no Brasil, a aprovação foi em 02 de março de 2018, no XXIX Capítulo Provincial, realizado em Fátima – Portugal.

Até lá vigora um período de transição, mantendo-se as atuais três Províncias, uma Delegação Geral e uma Delegação Provincial (do Brasil).

Neste território continental a Ordem mantém 40 centros assistenciais, com quase 4.000 leitos, atendidos por 115 Irmãos, congregados em 27 Comunidades religiosas. Os Colaboradores são  cerca de 10.000 Profissionais, 800 Voluntários e alguns milhares de Benfeitores.

Esta decisão aconteceu, na sequência de um processo de Reconfiguração, iniciado quatro anos atrás, com assessoria de uma equipe argentina de especialistas, para os temas da vida dos Irmãos, e uma empresa multinacional americana, para os temas da reorganização dos Centros assistenciais.

Também a formação dos futuros Irmãos se passará a desenvolverá em centros regionais unificados: Postulantado (em Lujan-Argentina), Noviciado (em Bogotá – Colômbia) e Escolasticado (em Quito – Equador, por 2 anos).

Comentários