Notícias

voltar

JORNADA HOSPITALEIRA DE FORMAÇÃO CARISMÁTICA

No âmbito da formação carismática para a Família Hospitaleira de São João de Deus, e evocando os 70 anos de presença contínua no Brasil, aconteceu a Jornada Hospitaleira, o maior evento de formação inter-Casas do ano.

Sob o tema “Ordem Hospitaleira no Brasil: Passado, Presente e Futuro”, ela realizou-se em Roseira-SP, nos dias 10 a 12 de novembro e contou com a participação de 42 Irmãos e Colaboradores provindos dos três Centros da Ordem, concretamente de São Paulo, Itaipava e Aparecida do Taboado.

Na primeira tarde se relataram os 70 anos de história da Ordem no Brasil; na manhã seguinte se apresentaram relatórios sobre as atividades da instituição, na atualidade; e na segunda tarde se projetou o futuro.

Exposições teóricas, testemunhos, encenações, celebrações e dinâmicas diversas preencheram um programa multifacetado, coordenado pela equipe da Escola de Hospitalidade, à sombra do Mosteiro da Sagrada Face, onde se realizou a Jornada, bem próximo de Aparecida do Norte.

Na hora de projetar o futuro, os jornadistas, distribuídos em grupos, elaboraram propostas para o desenvolvimento dos centros assistenciais OH, nos próximos anos. E em cerimônia simbólica elas foram enterradas no jardim do mosteiro e, na mesma cova, plantada uma romãzeira. Queira Deus que elas frutifiquem muito, sobretudo as propostas!!

No final da Jornada, as despedidas e o regresso das caravanas às respectivas Casas, mais unidos nos valores joandeínos e com mais vontade e mais razões para continuar a “fazer o bem, bem feito”, a favor dos usuários das Obras e Projetos desenvolvidos pela Ordem em terras brasileiras.

Comentários