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CONTRIBUIÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

Autor: Simone Ana da Costa, Educadora Física na Casa de Saúde São João de Deus

Frequentemente os hospitais psiquiátricos trabalham com equipes multiprofissionais no atendimento ao paciente, inclusive o profissional de Educação Física. Este, de acordo com a Resolução 218-97 do Conselho Nacional de Saúde, teve o reconhecimento da sua profissão para integrar as equipes multiprofissionais e interdisciplinares, possibilitando intervenção no âmbito da saúde.

Na sociedade contemporânea proferem sobre a importância da prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde física e dos aspectos psicológicos e sociais do indivíduo. O exercício físico é um estímulo atrativo que proporciona o bem-estar físico, mental e emocional, bem como uma melhora na qualidade de vida e aumento da expectativa de vida. Segundo Gonçalves (2009), no contexto atual da saúde mental, no Brasil, calcula-se que atualmente há mais de 30 milhões de pessoas que sofrem de algum transtorno mental, o que ocasiona algum tipo de sobrecarga na família ou na sociedade que faz parte do convívio social da pessoa com transtorno. Mesmo em instituições que se utilizam de tratamentos tradicionais e de internação, há várias possibilidades de intervenção por parte de um profissional da Educação Física, pois mesmo neste tipo de tratamento, ficam evidentes práticas inerentes ao corpo humano em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo (Mello, 1989).

A própria internação pressupõe necessidade de práticas corporais, devido ao indivíduo estar em convívio com outras pessoas que apresentam características ou transtornos semelhantes. O desafio do educador físico, portanto, é de prezar pelos valores corporais dos movimentos individuais, contribuindo assim para o desenvolvimento motor e para evidenciar a singularidade de cada indivíduo e suas possibilidades com o corpo.

A atuação do Profissional de Educação Física, na Casa de Saúde São João de Deus, desenvolve-se através do acolhimento, construção do vínculo, para estimular a adesão ao Projeto Terapêutico Singular (PTS) junto à equipe multiprofissional. Durante a internação são realizados atendimentos em grupos e individuais. Os grupos têm como objetivo promover a inclusão social e desenvolver as capacidades e habilidades motoras, para melhorar as capacidades cardiovascular, cardiorrespiratória, desenvolver atividades lúdicas, melhorar a autoestima e a socialização. O atendimento individual se aplica de forma a valorizar as diferenças. Visando às potencialidades e não às limitações desses indivíduos, ela colabora para a maximização do potencial individual, encoraja a autossuperação e proporciona o ganho de autonomia funcional

Os conteúdos da Educação Física são utilizados como instrumentos capazes de explorar todas as possibilidades de movimento do indivíduo: força, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, percepção espaço-temporal, concentração, capacidade de interação social.

A prática esportiva é utilizada para promover benefícios nas suas capacidades funcionais, atuando como prevenção contra os males do sedentarismo, e para abordar diferentes situações do cotidiano, por exemplo, as regras, contribuindo para melhorias no comportamento social, e na vida em sociedade.

O profissional de Educação Física muito tem a contribuir nas esferas da saúde mental, pois as atividades que cabem a este desempenhar tendem a proporcionar melhorias na qualidade de vida, beneficiando o público atendido, e também a estimular a continuidade no pós-alta da prática da atividade física para a manutenção e prevenção de sua saúde.

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