Ordem Hospitaleira São João de Deus – Brasil

Conheça a Ordem Hospitaleira de São João de Deus

HOSPITAL DIA

O Hospital dia é um serviço de atenção em saúde mental, que tem como proposta o suporte terapêutico para paciente que precisam ser acompanhados, porém não necessitam de internação.

No entanto pensamos também nos pacientes egressos de internação e que necessitam dar continuidade ao tratamento após hospitalização, aproveitando o vínculo terapêutico já estabelecido com os profissionais e com a instituição.

Um projeto de Hospital dia visa a quebra dos estigmas do paciente com um diagnóstico psiquiátrica e recorrentes internações na busca pela autonomia, melhora nos vínculos, qualidade de vida e reintegração do indivíduo na sociedade, com intuito de estimular as atividades de vida diárias e a produtividade num ambiente terapêutico.

Assim cada indivíduo terá seu projeto terapêutico individualizado para que o trabalho seja estruturado e direcionado pela equipe multidisciplinar, para aquele aspecto considerado mais importante naquele momento de vida do sujeito.

Tem como objetivo, minimizar os sintomas da patologia de forma continua e evitar a ocorrência de interrupções do tratamento, visando que os pacientes se beneficiem com o hospital dia, sem se distanciar do ambiente familiar, podendo vivenciar as intervenções terapêuticas, com propostas individuais e em grupos com os profissionais de psicologia, terapia ocupacional, serviço social, educador físico e recreacionistas.

O suporte medicamentoso será acompanhado pela equipe de médicos psiquiatras do Hospital dia.

Pensando no tratamento de forma ampla, se faz necessário um espaço de escuta para os familiares, para orientação, acolhida e participação no tratamento, que serão realizados através de grupos de família.

É necessária a existência de um espaço de convivência, onde o paciente pode se acomodar entre uma atividade e outra, ter acesso a TV, jogos de tabuleiro, jornais e revistas.

Pensamos na oferta de um ambiente aconchegante, na qual a pessoa vai encontrando um espaço próprio através da relação com os terapeutas e do contato com os outros pacientes, principalmente vivenciando trocas e experiências positivas.

Buscamos com serviços de HD, uma proposta intermediária entre a internação e o ambulatório, pois nossa experiência em saúde mental, nos permite entender que alguns pacientes tem resistência ao tratamento ou dificuldade em formar vínculos.

E frente a esta demanda pensamos num tratamento diferenciado onde a farmacologia associada às atividades terapêuticas demonstram bons resultados na melhora e adesão ao tratamento, na redução dos sintomas e na qualidade de vida.

Juliana Vieira - Terapeuta Ocupacional