Ordem Hospitaleira São João de Deus – Brasil

LONGA PERMANÊNCIA

O envelhecimento populacional é um fato mundial que vem a cada dia mais tornando-se evidente.

A Casa de Saúde São João de Deus tem um compromisso com o cuidado integral e humanizado da população atendida em regime de internação de longa permanência.

Enfrentar o processo de envelhecimento com qualidade de vida, apresenta-se como principal desafio da unidade de longa permanência da Casa de Saúde São João de Deus.

Buscamos constantemente a qualificação e especialização da equipe responsável pelo cuidado dos seus residentes através da formação permanente.

A unidade de longa permanência da Casa de Saúde São João de Deus possui estrutura física adequada para ofertar cuidado e seguranças aos conviventes, além de oferecer uma proposta terapêutica de cuidado com foco na qualidade de vida de acordo com as necessidades e demandas apresentadas por cada um.

Contamos com uma equipe de enfermagem especializada nos cuidados, além de assistência medica 24 horas por dia.

Contamos com atendimentos psicológicos, individuais e em grupos terapêuticos;

Atendimentos terapêutico-ocupacional como foco no desenvolvimento/ preservação da autonomia e independência na realização das atividades de vida diária, assim como na estimulação das funções cognitivas.

Educação Física: realizam atividades individuais e em grupo, promovendo o fortalecimento muscular, condicionamento físico, desenvolvendo equilíbrio, além da interação social dos residentes.

Acompanhamento nutricional, ofertando uma dieta adequada as necessidades de cada residente.

Os atendimentos do serviço social têm como objetivo acolher e orientar familiares quanto a preservação dos direitos de residentes e familiares, além de promover a preservação e o fortalecimento dos laços familiares.

Atividades recreativas diariamente como foco na socialização e estimulação cognitiva.

As instituições de longa permanência devem ser locais que estimulem e desenvolva todo o potencial de seus residentes, fazendo deles pessoas ativas, autônomas e produtoras saúde. Este é o objetivo da casa de saúde são João de deus, torna-se referencia em atendimento a este publico.

Juliana Vieira - Terapeuta Ocupacional