Ordem Hospitaleira São João de Deus – Brasil

ORDEM HOSPITALEIRA

História

A Casa de Saúde São João de Deus, instituição pertencente à Ordem Hospitaleira de São João de Deus nasceu no seio dessa Ordem Religiosa.

A Ordem Hospitaleira de São João de Deus (OH) é uma Ordem Religiosa laical masculina da Igreja Católica, vocacionada para a promoção da saúde e ação social.

Foi fundada por São João de Deus, na Espanha e aprovada canonicamente em 1572. Tendo recebido como herança o carisma da hospitalidade, a sua missão, seguindo o exemplo de seu fundador, consiste no serviço aos doentes e às pessoas necessitadas.

Atualmente a OH está presente em 50 países, constituída com cerca de 1.187 Irmãos (religiosos consagrados) distribuídos em mais de 200 Comunidades, atendendo cerca de 300 Obras Apostólicas: hospitais, clínicas, centros psiquiátricos, albergues, lares, ambulatórios, ONGs e projetos sociais diversos.

O seu modo de evangelizar consiste em acolher a todos, respeitando a identidade e a situação em que cada um se encontra, sua fé, seus conceitos.

A Ordem Hospitaleira atua dentro de seus Centros de forma ética e respeitosa. Realiza eventos religiosos, atendimentos de escuta aos pacientes e auxílio para o que for preciso, buscando sempre uma aproximação com Jesus Cristo, o sentido de sua existência, porém, sem intervir na liberdade de cada paciente que ali se encontra.