Ordem Hospitaleira São João de Deus – Brasil

O Projeto Terapêutico

O presente Projeto Terapêutico tem como objetivo contextualizar através da historia da Casa de Saúde São João de Deus o trabalho desempenhado por esta instituição bem como apresentar as propostas de intervenções terapêuticas para o ano de 2018.

Nosso serviço está voltado para tratamento dos transtornos mentais, dependência de substâncias psicoativas no âmbito hospitalar em regime de internação.

Compreendemos que as políticas públicas de saúde vêm apresentando um importante esforço para oferecer aos pacientes com sofrimento mental tratamentos em diversos âmbitos; sejam eles ambulatoriais e/ou residências especializadas para acolher pacientes com ausência total de retaguarda social e familiar em locais que não sejam o hospital psiquiátrico.

Nesse sentido a Casa de Saúde São João de Deus também compartilha desta proposta de saúde mental e pretende ocupar um lugar na Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) oferecendo aos pacientes uma internação breve para intervenção e estabilização em momentos de crise.

E para que possamos alcançar tal objetivo nosso Projeto Terapêutico se estrutura para acolhimento o paciente, estabilização clínica e psíquica durante uma internação breve. Somamos ainda, esforços terapêuticos e trabalho na área da assistência que promovam o retorno social e vinculação ao tratamentos ambulatorial oferecido pela saúde pública (RAPs) e privada.

Portanto o trabalho desenvolvido pela Casa de Saúde se apresenta como um importante dispositivo terapêutico para acolher pacientes em situações de risco e/ou crise seguindo as novas diretrizes de saúde pública.

Oferecemos um tratamento que contemple as necessidades de cada paciente, propondo internações de curta permanência onde o mesmo possa redescobrir suas potencialidades, diminuindo seu sofrimento e angústia frente a diversas desorganizações psíquicas que possam acometê-lo, e reconstruindo a cidadania.

Para alcançar tais objetivos optamos pela intervenção de uma equipe multidisciplinar, a qual cabe a responsabilidade de proporcionar um atendimento integral e sistêmico a cada paciente. Nesse sentido incluímos no Projeto Terapêutico todos os atores sociais, familiares e de saúde pública para fazer do nosso serviço um local de passagem (acolhimento à crise) e não de abandono institucional (moradia).

Dentro desta proposta a Casa de Saúde São João de Deus, busca ampliar os espaços de circulação dos indivíduos que são acolhidos, visando a lógica da reabilitação e inclusão psicossocial, possibilitando a troca de experiências de um mundo objetivo com um mundo subjetivo, mas tão real e intenso para o sujeito em questão.

Prova disto são as parcerias realizadas com outras instituições tais como o Museu de Arte Moderna (MAM), com o Projeto Igual Diferente, que busca através da mesma proposta, incluir pessoas com transtornos mentais em um espaço em busca de um mesmo objetivo.

Assim como são realizados passeios externos que visam socializar estes pacientes proporcionando a desinstitucionalização através do contato com regras e vivências sociais, afim de que ao final do período de internação estes sujeitos possam retomar uma circulação social mais autônoma.

É importante ressaltar que o trabalho da Casa de Saúde mantém-se inserido na rede de atenção em Saúde mental através das articulações estabelecidas com CAPS, UBS, SRT, entre outros serviços para elaboração compartilhada de projeto terapêutico singular dos usuários e manutenção de tratamento pós alta.

Pessoas, acima de 18 anos que apresentam transtornos mentais e/ou dependência de substâncias psicoativas, em situação de crise. Temos convênios com o SUS, servidores municipais e estaduais, entre outros. Atendemos também pacientes particulares.

Todo paciente que chega a Casa de Saúde São João de Deus é acolhido por um médico para primeira avaliação técnica e identificação da real necessidade de internação.

Neste momento é realizada entrevista com o paciente e seus acompanhantes para avaliação de sua condição psíquica, física e social.

São apresentadas as normas e rotinas do hospital aos seus acompanhantes e encaminhamento do paciente para a devida unidade de internação, conforme sua patologia.

Neste momento tanto o paciente (dependendo de sua capacidade psíquica no momento da internação) quanto seus acompanhantes recebem informações sobre a rotina dos atendimentos familiares realizados durante sua internação.

Esta equipe multidisciplinar é composta por médicos assistentes e plantonistas, psicólogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais, musicoterapeuta, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem, pastoralistas, recreacionistas.

A Casa de Saúde São João de Deus é um grande complexo institucional dividido em setores com propostas de atendimentos diferentes entre si.