Ordem Hospitaleira São João de Deus – Brasil

PSCICOGERIATRIA

A psicogeriatria é um cuidado no qual a finalidade clínica primária ou o objetivo do tratamento é melhorar o estado funcional, comportamento e/ou a qualidade de vida de um paciente idoso com transtorno psiquiátrico ou comportamental significativo, cuidando dos aspectos psicológicos e psicopatológicos que surgem com o processo de envelhecimento. A perturbação pode ser causada por transtornos mentais, comprometimento cerebral orgânico relacionado à idade ou condição física. A psicogeriatria visa as necessidades físicas, psicológicas, emocionais e sociais do paciente, bem como inclui objetivos prognósticos dentro de prazos indicativos e avaliações formais da capacidade funcional do paciente.

A gerontologia, por sua vez, é o estudo dos aspectos sociais, culturais, psicológicos, cognitivos e biológicos do envelhecimento.

A palavra foi cunhada por Ilya Ilyich Mechnikov em 1903, do grego γερων, geron, "homem velho" e-λογια, -logia, "estudo de". O campo se distingue da geriatria, que é o ramo da medicina especializada no tratamento das doenças existentes em idosos. Gerontologistas incluem pesquisadores e profissionais nas áreas de biologia, enfermagem, medicina, criminologia, odontologia, serviço social, fisioterapia e terapia ocupacional, psicologia, psiquiatria, sociologia, economia, ciência política, arquitetura, geografia, farmácia, saúde pública, habitação e antropologia.

A natureza multidisciplinar da gerontologia significa que há um número de sub-campos que se sobrepõem à gerontologia. Principalmente no contexto brasileiro, existem questões de política, por exemplo, envolvidas no planejamento do governo e na operação de casas de repouso. A gerentologia, irá investigar os efeitos do envelhecimento da população na sociedade e o design de espaços residenciais para pessoas idosas que facilitam o desenvolvimento de um senso de lugar ou residência. Estima-se que no Brasil, como 9ª potência mundial, em 2050, um em cada três brasileiros serão idosos.

Num período de oito décadas, a expectativa de vida saltou dos 45 para os 75 anos. Esse envelhecimento traz novos desafios, problemas e oportunidades para os governos e a sociedade. Desafios estes que, alinhados aos valores da Ordem Hospitaleira, tais quais: a Hospitalidade, Qualidade, Respeito, Responsabilidade e Espiritualidade, proporcionam a oferta de serviço digno a esse público.

Responsável : Guilherme Almeida
Psicólogo- Especialista em Saúde Mental e Atenção psicosocial