Ordem Hospitaleira São João de Deus – Brasil

Serviços

Para realizarmos o tratamento contamos com um amplo leque de serviços de alta qualidade:

ASSISTÊNCIA MÉDICA

A Assistência Médica é realizada por um profissional especializado em psiquiatria que no mínimo três dias por semana passa para o atendimento, mas 24 horas por dia e em todos os dias da semana se encontra disponível para atender as intercorrências, comparecendo pessoalmente ou orientando por telefone a conduta a ser tomada. Quando o caso exige maiores cuidados o paciente é encaminhado para o Hospital mais próximo, sempre acompanhado um enfermeiro da Casa.

ATIVIDADES RECREATIVAS

A recreação vem proporcionar a estimulação de capacidades e funções dos pacientes, amenizando momentos desagradáveis da hospitalização.

ATENDIMENTO ESPIRITUAL

No contexto hospitalar o enfermo também tem o direito de exercer sua espiritualidade. O trabalho objetiva a valorização da liberdade religiosa do enfermo.

OFICINAS DE ARTES

As oficinas procuram caminhar no sentido de permitir ao sujeito estabelecer laços de cuidado consigo mesmo, de trabalho e de afetividade com os outros.

ENFERMAGEM

A CSSJD possui uma equipe de enfermagem altamente treinada e qualificada à saúde mental e dependência química. A equipe é liderada por enfermeiros formados nas melhores faculdades que orientam as rotinas, organizam a medicações e prontuários, supervisionando todos os procedimentos.

A enfermagem está presente nos postos 24hs.

SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social na CSSJD faz o atendimento individualizado, para conhecer as necessidades de cada paciente para criar um vinculo entre o âmbito sanitário, social e familiar.

ATIVIDADES EXTERNAS

Esta atividade externa visa o planejamento de passeios, caminhadas, piquenique, teatro e outras, com o objetivo de inseri-los na sociedades.

TERAPIAS OCUPACIONAIS

A Terapia Ocupacional na Casa de Saúde São João de Deus realiza atendimentos individuais e em grupos, utilizando-se das atividades, como principal recurso terapêutico, e tendo como objetivo a emancipação e autonomia das pessoas que temporariamente ou definitivamente apresentam dificuldade de inserção e participação na vida social de forma ativa e produtiva.

PSICÓLOGOS

As atividades do psicólogo no hospital situam-se em atendimentos psicoterapêuticos, psicoterapia de grupo, profilaxia e psicoeducação, e atuação junto a equipe multidisciplinar.

O trabalho da psicologia é de possibilitar voz a esse sujeito, fazer surgir à palavra. O instrumento de trabalho desse profissional é a escuta e a palavra, a partir desse enfoque o psicólogo visa minimizar o sofrimento psíquico do paciente em adoecimento.

MUSICOTERAPIA

A musicoterapia tem como objetivo auxiliar o indivíduo nas suas questões psíquicas, físicas, motoras, visando à integração do ser como um todo, desde suas singularidades e na interação com os demais, através de utilização dos sons e seus elementos constitutivos.

ATIVIDADES FÍSICAS

Promover a socialização, expressão corporal e inserção social. Desenvolver as atividades físicas e construção de relações significativas que promovam o respeito, cooperação e a autonomia do sujeito, e que auxilie o equilíbrio no bem-estar físico e mental.

NUTRIÇÃO

O Serviço de nutrição tem a função de prestar avaliação nutricional juntamente com a avaliação de antropométrica (pesos, altura, índice de massa corporal) aos pacientes. O Atendimento é individualizado.

Após essa consulta nutricional é verificado os hábitos alimentares e estilo de vida, sendo assim possível elaborar e orientar na preparação de um plano alimentar adequado a cada perfil dependo de seu quadro clínico (Diabetes, Hipertensão e outros).

FARMÁCIA

A Farmácia na Casa de Saúde São João de Deus tem como objetivo garantir a segurança e qualidade da farmacoterapia dos pacientes, através da Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica Individualizada e em grupos.