Formação de Irmãos

“ As nossas comunidades estão abertas para receber aqueles que desejam
ver como vivemos, oferecemos-lhes a possibilidade de compartilharem a
realidade da nossa missão e de experimentarem a felicidade da doação
de si mesmos a Deus, no serviço do próximo”
(Constituições, 54)

Etapa 1

Pastoral VocacionalInformar, despertar e acompanhar

É o período inicial de relacionamento com os candidatos. Inclui troca de correspondência, alguma visita nossa ou deles, algum trabalho escrito, alguns dias de experiência do vocacionado em alguma de nossas Comunidades (São Paulo, Itaipava, Divinópolis ou Aparecida do Taboado), participação em algum encontro com outros vocacionados.

Pode durar desde meses até vários anos. É um "namoro" entre a Ordem e o candidato, que fará a relação amadurecer. Neste período o jovem vive em sua casa.

Como informação, ao longo desta etapa o candidato há de tomar conhecimento que:

  • Somos Consagrados que procuramos viver nossa entrega a Cristo servindo ao homem que sofre.
  • Atuamos na área da saúde: hospitais, lares, albergues, centros psiquiátricos...
  • Lutamos pela humanização e dignidade do ser humano.
  • Fazemos votos públicos de castidade, pobreza,obediência e hospitalidade.
  • Vivemos em comunidade, animando-nos na fé, na fraternidade e no serviço apostólico.
  • Preparamo-nos profissionalmente na área de saúde e ação social para atuarmos como enfermeiros, terapeutas, assistentes sociais, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, administradores, etc.
  • Excepcionalmente alguns irmãos são ordenados sacerdotes.

Contato:
Centro Vocacional
Estrada Turística do Jaraguá, 2365
05161-000 – Pirituba – São Paulo – SP
Fones: (11)957404321 / (11)39037857
vocacional@saojoaodedeus.org.br

Coordenador:
Ir. David Melo
ir.david@saojoaodedeus.org.br

E você, jovem?

O estilo de vida dos Irmãos Hospitaleiros lhe
chama a atenção?
Poderia a Igreja contar com você neste
caminho?
Já recebeu alguns sinais em sua vida que
possam significar Deus a pedir-lhe algo mais?
Precisa de ajuda para decodificá-los?
Se quiser, conte com o nosso serviço de
Pastoral e Aconselhamento Vocacional!
Quem sabe podemos vir a ser Irmãos, irmãos
de todos!
Escreva-nos, visite-nos ou convide-nos para
ir até sua casa.

Curta aqui frases vocacionais

Preencha o formulário Vocacional e envie-nos!

Etapa 2

ASPIRANTADOQuando o vocacionado já vem viver com os irmãos

O Aspirantado, com duração inferior a um ano, é a primeira etapa da formação com o vocacionado já vivendo no ambiente de uma Comunidade religiosa de Irmãos. Concretamente, na Comunidade de São Paulo – SP, com apostolado na Casa de Saúde São João de Deus, na Vila Jaraguá.

Trata-se de uma etapa introdutória. Espiritualmente, o vocacionado aprimora seus conhecimentos da doutrina cristã e é convidado a cortar amarras e relacionamentos desnecessárias, esvaziando-se de si mesmo para começar a preencher-se progressivamente de Deus. Em relação à vida hospitaleira o candidato começa a conhecer sua aptidão para viver em comunidade, para orar sozinho e acompanhado, para se relacionar com os Colaboradores e para ser próximo dos doentes e necessitados, vendo neles o próprio Cristo e prestando pequenos serviços.

Simultaneamente se fazem estudos da língua espanhola, preparando as etapas seguintes, que decorrem em outros países da América Latina.

Os Irmãos vão ajudando e formando uma ideia do candidato, para ajudar no discernimento; e o Aspirante vai também conhecendo a realidade carismática da Ordem e conferindo suas aptidões para integrá-la.

Etapa 3

POSTULANTADOPara começar a estruturar conhecimentos, vivências e serviço

Nesta etapa, com duração de dois anos, o formando encontra uma Comunidade e uma Equipa Formativa preparadas para o receber e acompanhar no desenvolvimento vocacional. Concretamente, em Lujan , nos arredores de Buenos Aires – Argentina, para onde convergem todos os Postulantes da Ordem de 11 países latino-americanos.

Esta etapa é o primeiro grande teste para o candidato confirmar seu chamamento à vida religiosa hospitaleira e à universalidade própria dos homens de Igreja. O tempo dos formandos é ocupado, sobretudo, em três frentes: vivências comunitárias da oração e vida fraterna; aulas introdutórias à teologia, espiritualidade e temas próprios da Ordem; e serviço direto aos doentes, na condição de Voluntários.

Etapa 4

NOVICIADOTempo canônico de formação e vida comunitária hospitaleira

O Noviciado é o principal tempo de formação para a vida religiosa consagrada, sob a direção de um formador ou mestre de formação, que preside a uma equipe Formativa.

Atualmente funciona em Bogotá, na Colômbia, com apostolado na Clínica de Nuestra Señora de La Paz.

Embora sem votos ainda, o formando já treina as exigências dos votos: castidade, pobreza, obediência e hospitalidade e também a vida comunitária, que inclui três dimensões: vida de fé e oração, vida fraterna e vida ou missão apostólica.

Tem períodos de trabalho na Clínica da Ordem e períodos de aulas de teologia e de vida religiosa, em casa e/ou no exterior.

Esta etapa tem a duração de dois anos. Durante o segundo, por três meses, o noviço se transfere para outra cidade da América Latina, para um estágio, em uma outra comunidade da Ordem. Ali tem oportunidade de conhecer outras realidades sociais e outras vivências práticas da vida hospitaleira, continuando a experimentar a universalidade da Ordem, a atualidade do seu carisma e a pluralidade das suas obras e formas de apostolado.

No final do Noviciado, se o candidato quiser avançar, pode pedir a profissão religiosa simples (temporária). Se os formadores confirmarem o pedido e os superiores o aprovarem, faz a Profissão Religiosa, pelo prazo de 1 ano, renovando-a cada ano até um mínimo de 5, podendo então pedir a profissão solene (ou perpétua), se continuar a querer e o seu querer for confirmado pelos Superiores.

Etapa 5

ESCOLASTICADO5 anos de formação espiritual e profissional

O Escolasticado (ou Juniorado) é o período entre a profissão simples e a profissão solene. Dura cinco ou seis anos e pode distribuir-se por mais de uma Comunidade.

Neste período o religioso já é, por inteiro, membro da Ordem e integra uma comunidade. Durante ao menos dois anos aprofunda estudos de teologia e espiritualidade e depois faz formação profissional (geralmente graduação numa universidade ou especializações/mestrado (se já for graduado).

Esta etapa termina com a emissão dos votos solenes.

Etapa 6

FORMAÇÃO PERMANENTEDepois da profissão solene até ao final da vida

Formação permanente é o desafio formativo que o Irmão assume após a profissão solene e que dura até o final da vida, para poder servir bem em cada momento da sua história.

O Irmão deve estar, quanto possível, se atualizando quer em matérias religiosas e teológicas, quer em matérias técnicas relacionadas com sua formação universitária e as exigências da missão hospitaleira de São João de Deus, inclusive para poder exercer cargos de liderança, quer na Comunidade/Ordem, quer na obra apostólica (hospital, albergue, lar, projetos sociais...).