Notícias

voltar

PROVÍNCIA SJD DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

A Ordem Hospitaleira de São João de Deus, na América Latina, desde o México até ao Chile, passando por Honduras, Cuba, Brasil e mais seis países, passou, em 26 de janeiro de 2021, a constituir uma única circunscrição canônica – uma Província – sob a presidência de um único Superior Provincial – diretamente dependente do Superior Geral, em Roma. Para o cargo foi escolhido o Ir. Juan Carlos Tovar Huertas, colombiano, 54 anos, formado em Ciências Religiosas e em gestão de serviços de saúde.

A nova Província incorporou as anteriores três Províncias, uma Delegação Geral e uma Delegação Provincial (do Brasil).

Neste território continental a Ordem mantém mais de 30 centros assistenciais, com quase 4.000 leitos, atendidos por 110 Irmãos, congregados em 22 Comunidades religiosas. Os Colaboradores são cerca de 7.000 Profissionais, 800 Voluntários e alguns milhares de Benfeitores.

Esta decisão aconteceu, na sequência de um processo de Reconfiguração, iniciado cinco anos atrás, com assessoria de uma equipe argentina de especialistas, para os temas da vida dos Irmãos, e uma empresa multinacional americana, para os temas da reorganização dos Centros assistenciais.

Também a formação dos futuros Irmãos agora se desenvolve em centros regionais unificados: Postulantado (em Lujan-Argentina), Noviciado (em Bogotá – Colômbia) e Escolasticado (Zapopan – México, por 2 anos).

"A sede da Província unificada é na cidade de Lima, no Peru."

Comentários