Ordem Hospitaleira São João de Deus – Brasil

Conheça a Ordem Hospitaleira de São João de Deus

Eventos, Artigos e Notícias

voltar

XXIX CAPÍTULO PROVINCIAL DA PROVÍNCIA PORTUGUESA DA ORDEM HOSPITALEIRA

Autor:

Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de São João de Deus estará realizando seu XXIX Capítulo Provincial nos dias 27/02 a 02/03/2018 em Fátima – Portugal, que tem como tema “Construir o Futuro da Hospitalide”

O Capítulo será realizado em Fátima tendo como presidente o Irmão Jewsús Etayo, superior geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus.

Duas eleições marcarão os trabalhos capitulares: no dia 01 de março realiza-se a eleição que escolherá o superior provincial, no dia 02 de março haverá outra eleição e, desta vez, serão escolhidos os conselheiros.

O Governo do último quadriênio será passado em revista nestes dias de Capítulo quando serão apresentados relatórios das atividades pertinentes à ação e missão realizadas pela Ordem Hospitalar de São João de Deus em Portugal, no Brasil e no Timor-Leste, além de serem aprovadas as propostas que caberão ser desenvolvidas pelo próximo Governo Provincial até 2022. (JSG) 

29º Capítulo Provincial

Os colaboradores da Ordem Hospitaleira de São João de Deus deixaram, hoje, a sua mensagem aos Irmãos Capitulares da Ordem, lida Vanessa Cavalcante, Diretora da Casa de Saúde S. João de Deus, em S. Paulo, no Brasil, tendo por base o tema geral deste 29º Capítulo Provincial "Construir o futuro da Hospitalidade".

Os colaboradores tendo por base o “sentido de hoje e do amanhã para a província portuguesa” deixaram a certeza de que, ao longo dos últimos quatro anos, promoveram a “visão da Ordem como Família hospitaleira na Missão de S. João de Deus”. Até porque “somos família hospitaleira, somos família S. João de Deus”, adiantou Vanessa Cavalgante.

A colaboradora referiu que estes dois dias de Capítulo permitiram perceber que, neste quadriênio, deram respostas “audazes aos desafios que foram colocados”.

Depois firmaram a vontade de continuar a “construir com os irmãos o futuro da Hospitalidade com esperança e audácia” deixando a certeza de que aceitam “com sentido de responsabilidade e missão, na linha do desafio lançado por D. Joaquim Mendes, de que ‘é preciso estar com o fundador e com os tempos e não no tempo do fundador’ e promover o carisma da hospitalidade do fundador”.

O Irmão Jesús Etayo, superior geral da Ordem hospitaleira de S. João de Deus agradeceu o trabalho feito por todos os colaboradores e pela Província Portuguesa porque a hospitalidade que caracteriza a Ordem “não seria possível sem eles”.

O Superior Geral também deixou o desejo de que “estes dias tenham sido uma nova e forte experiência da família carismática porque na verdade, somos todos uma família de irmãos na hospitalidade” porque é o que a Igreja e a Ordem nos pedem.

Portanto, “somos um movimento a favor da hospitalidade, onde cabem todos os que queiram trabalhar em prol da Hospitalidade de S. João de Deus”, referiu.

Neste sentido, o Superior Geral disse que “nós Irmãos temos que ser exemplos de hospitalidade e a nossa melhor contribuição é viver em coerência a nossa Vida Consagrada”. Por isso acrescentou “temos que viver com Alegria e entusiasmo como pede o Papa Francisco”.

O Irmão Jesús Etayo afirmou ainda que “devemos estar humildemente orgulhosos da nossa vida e missão e por isso temos que viver a plenitude da nossa Vida. Temos que estar onde devemos estar e não onde queremos estar”.

Porém, o Superior Geral deixou um alerta: “Quando necessário for temos que dar um passo atrás porque isso é hospitalidade e dar, nesse momento, o testemunho da nossa coerência de vida”.

Por fim, realçou a importância do papel dos colaboradores que “é muito importante, no funcionamento dos 400 Centros que a Ordem tem espalhados no mundo”.

Portanto, “A nossa e a vossa ação deve ser sempre movida pela Hospitalidade de S. João de Deus”, ou seja, “temos que ser profissionais e transparentes porque somos administradores de bens, mas acima de tudo de um Carisma que é identidade da Hospitalidade de S. João de Deus”.

Nesse sentido, reafirmou o Superior Geral temos que “levar por diante a nossa missão, mas sem nunca perder a Identidade da Obra”.

Por fim, avançou que esta é uma “missão emocionante” porque “na hospitalidade há sempre muito para fazer e está sempre atual porque temos que tratar todos como irmãos. Por isso, nunca percamos a sensibilidade por todos os que sofrem”.

O Irmão Jesús Etayo terminou com deixando o desafio de que é preciso “olhar para a frente com esperança e olhar o futuro com abertura a uma reflexão e discernimento em relação à situação atual da Província”. Contudo, esclarece: “Não podemos perder a direção da Ordem. Temos que estar atentos, à realidade e à mudança”.

Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/93430-Ordem-Hospitalar-de-Sao-Joao-de-Deus--Capitulo-Provincial-continua-ate-sexta-feira#ixzz58bJbV2Ou

Comentários